Materializado por: Natália Pavlinscenkyte 11 fevereiro 2015



Salve pessoal! Tudo em ordem? Hoje venho até vocês para falar sobre um game e ao mesmo tempo sobre uma personagem que mexeu muito comigo na infância. Senhoras e Senhores com vocês Carmen Isabela Sandiego ou, para os mais íntimos, simplesmente Carmem Sandiego.

Irei começar falando sobre a personagem em si, passando pelo mundo dos games até o seu “sucesso” na TV. Então peguem suas capas de detetive, suas lupas, acendam um cachimbo (daqueles que fazem bolinhas de sabão, porque tabaco faz mal) e esqueçam o tal do Coronel Mostarda.



Vamos então a sua estória. Carmen Isabela Sandiego é uma (belíssima) mulher de cabelos negros e compridos que tem como hobbie realizar feitos que seriam dados como impossíveis para qualquer pessoa. A melhor forma que ela encontrou para realizar seus feitos foi através de roubos, cada vez mais loucos e bizarros, não importando a quem pertenciam os objetos roubados ou para o que serviam. Seus roubos passavam de um simples furto ou de uma explosão a um caixa eletrônico, Carmen viajava no tempo e no espaço para roubar objetos históricos como espadas de grandes guerreiros e tesouros de reis, rainhas e faraós.



Carmen se tornou órfã ainda muito nova e acabou sendo adotada pelo Chefe da Agência de Detetives da ACME e, em pouco tempo, se tornou na melhor detetive que a ACME já havia visto. O que para eles era algo fascinante, para Carmem o trabalho se tornava cada vez mais monótono e repetitivo o que a motivou a criar o grupo V.I.L.E. O grupo contava com diferentes tipos de criminosos, em sua grande maioria ladrões, e era ela quem os liderava de acordo com sua vontade ( Ui! ).

A personagem foi criada por dois ex-funcionários da Disney, Gene Portwood e Lauren Elliott , que queriam que as crianças aprendessem sobre geografia através de games educativos. Carmen teve sua primeira aparição em 1983 e se tornou a personagem do seu primeiro game “Where in the World is Carmen Sandiego?” lançado em 1985. O game foi produzido pela Broderbund Software e foi lançado, inicialmente, para Apple II ( ou Apple ][ ) recebendo posteriormente a sua versão para  o IBM PC. Eu conheci o game quando joguei pela primeira vez no Windows 95 e depois no Mega Drive ( Genesis ).  O game teve várias outras versões como “Where in the US  is Carmen Sandiego?”, “Where in Time is Carmen Sandiego?”, “Carmen Sandiego Junior Detective” e até mesmo uma versão Deluxe em “Where in the World is Carmen Sandiego? Deluxe”.



 Irei falar da jogabilidade do game como um só uma vez que a temática do game é sempre a mesma, somente alterando a data, cenários e alguns poucos recursos. Antes de qualquer coisa devemos lembrar que se trata de um game clássico, ou seja, antigo, sendo assim seria injusto tentar falar sobre gráficos, porém devo ressaltar que o game veio da época em que a estória e a interatividade com os games eram muito mais importantes do que “caras bonitas”.



 Apesar da simplicidade do game, “Where in the World is Carmen Sandiego?” exigia o mínimo de noção de História e Geografia de seus jogadores uma vez que as pistas que eram algo similar a:  “ Eu vi a pessoa que você procura. Ela entrou em um avião com uma bandeira Azul,Vermelha e Branca pintada na asa.” ou “ Essa pessoa que você está procurando veio aqui. Ela estava perguntando sobre o Monte Olímpo.”  e por ai vai , lembrem-se que naquela época não havia internet e muito menos Google para pesquisar. Eu me lembro de ter passado horas e até mesmo dias me matando em casos que me obrigavam a perguntar para o meu pai, ou para o meu professor ou até mesmo ter que procurar em livros didáticos para seguir adiante.



 Você precisa viajar de um país para o outro, de uma década para a outra e até de um planeta para o outro para seguir as pistas, o que mais irritava era que, ao parar no local errado, a informação era: “Nunca vi uma pessoa com essas descrições.” e você era obrigado a parar um pouco, voltar e tentar novamente só que agora com um prazo ainda mais curto para capturar o suspeito.



 Conforme você vai adquirindo informações quanto ao suspeito como a cor do cabelo, veículo, hobbie e etc, você vai preenchendo em seu computador até localizar quem é o culpado, imprimindo um mandato e realizando assim a prisão. Caso você capture um suspeito sem mandato você era  obrigado a deixá-lo fugir e, automaticamente, perdia o caso.



O game tinha uma espécie de “level” que você ia evoluindo, começando como recruta e indo até chefe do departamento, aonde quanto mais alto o seu level mais escassas se tornavam as informações para você seguir com o caso e menor era o prazo aceito para aprender o suspeito. Naquela época não existia “save” quem dirá “Memory Card”, você tinha que anotar em um papel uma espécie de “senha” que, sempre ao iniciar o game, você devia digitar o seu nome, seu gênero e a sua senha para continuar de onde parou, mas essa senha era fornecida somente após solucionar um caso, ou seja, se você quisesse parar no meio da investigação hoje para jogar amanhã ia ter que começar esse caso do zero.



Após o sucesso no mundo dos games, Carmen Sandiego teve sua estréia nas telinhas no ano de 1995, na FOX, com um desenho que tinha o mesmo nome do seu primeiro game. O game contava com uma dupla de irmãos, Ivy e Zack, que eram detetives da ACME. As missões dos irmãos nem sempre tinha como objetivo principal ir atrás ou capturar Carmen, porém, no decorrer da investigação, eles descobriam que era ela que estava por trás de tudo, seja pelo fato do criminoso envolvido participar do grupo V.I.L.E ou por qualquer outro motivo. Os jovens detetives eram orientados por uma “cabeça gigante” que aparecia na tela de um PC (estilo um Zordan, só que com topete e óculos estilo Elton John). Na intro do desenho e no encerramento, aparecia sempre um “gamer” sentado de costas para a câmera como se aquele episódio na verdade nada mais era do que mais uma jogatina do clássico “Where in the World is Carmen Sandiego?”. Infelizente, depois de muitos altos e baixos, a série animada teve seu fim no ano de 1999. Há não muito tempo atrás o canal fechado Nickelodeon chegou a trasmitir alguns poucos episódios da série porém não durou muito, infelizmente. Vou deixar a intro para matar a saudade dos fãs ou a curiosidade dos que não conheciam:




E para finalizar um Crossover de duas celebridades experts quando o assunto é se esconder:




Bom então é isso pessoal, espero que tenham gostado e que me desculpem por qualquer coisa. Que a força esteja sempre com cada um de vocês.
 Não se esqueçam de comentar e se possível compartilhar esta matéria. Muito obrigado e um forte abraço.

E ai o que você achou do post? Comente!

Deixe sua opinião:

- Copyright © Comicstaku | Unidos em um só mundo! -