Archive for março 2015

A capa polêmica de Batgirl #41


Tudo começou quando a DC anunciou que no mês de junho desse ano o Coringa será homenageado em suas capas variantes. Dentre as imagens divulgadas criadas por artistas e estúdios estão: Darwin Cooke, Jock, David Finch/Jonathan Glapion/Brad Anderson, Howard Porter/Hi Fi ,Cliff Chiang e Rafael Albuquerque. Imagens como o Coringa esmagando vários heróis , fazendo piadinha com Super Man e Wonder Woman entre outras estava a capa de Rafael Albuquerque homenageando o famoso "Batman - A Piada Mortal" que causou uma polêmica do cão. 
A imagem relembra o pavor que Batgirl, Barbara Gordon, passou nas mãos do Coringa no episodio em que ela leva um tiro e é abusada pelo vilão. Acontece que a imagem tocou fundo no coração de algumas pessoas que passou por algo semelhante e que inclusive chegaram a afirmar que a mesma incentivava o abuso sexual. (aiai ¬¬')


Conclusão, a pedido do próprio Albuquerque o desenho não será mais publicado:

“Minha capa variante da Batgirl foi criada para homenagear um quadrinho que eu admiro muito e sei que é uma das favoritas de muitos fãs. A Piada Mortal faz parte do cânone da personagem e, artisticamente, não pude evitar retratar a traumática relação entre Bárbara Gordon e o Coringa”, declarou o artista.
“Para mim, era uma capa assustadora que trazia algo do passado da personagem. Mas, como ficou claro para outros, toquei em um ponto fraco. Eu respeito essas opiniões e, apesar de poder-se discutir se elas são certas ou erradas, nenhuma deve ser descreditada”, continuou.
“Minha intenção nunca foi machucar ninguém com minha arte. Por esta razão, recomendei à DC que a capa fosse cancelada. Estou muito feliz porque eles escutaram as minhas preocupações e não a publicarão em junho, como anunciado anteriormente”, encerrou Rafael.
DC Entertainment também se pronunciou sobre o fato.
“Nós publicamos quadrinhos sobre os maiores heróis do mundo e os mais malignos vilões imagináveis. As capas variantes do Coringa são uma celebração pelos 75 anos do personagem. Independentemente dos fãs terem gostado da homenagem do Rafael Albuquerque para A Piada Mortal, graphic novelpublicada há 25 anos, ou achá-la inconsistente com o atual conteúdo da revista, ameaças de violência são erradas e não podem encontrar lugar nos quadrinhos ou na sociedade. Nós apoiamos nossos talentos e, a pedido do Rafael, não publicaremos a capa”. 

Essa decisão dividiu muito a opinião dos fãs e leitores que passaram a utilizar as hashtags  #ChangeTheCover e #DontChangeTheCover

Em "protesto" a essa decisão de não publicar o desenho o artista Ray Dillon criou a imagem abaixo :


O que ainda ninguém se manifestou alegando ser ofensivo rs

O que você acha de toda essa polêmica por causa de uma capa variante de HQ?

Para quem ainda não leu, abaixo estou deixando A Piada Mortal. 




















































- Copyright © Comicstaku | Unidos em um só mundo! -