Materializado por: Natália Pavlinscenkyte 04 julho 2012



Esta ai um jogo que eu acredito, tendo quase que certeza, que ira ser o culpado por muitas brigas e não estou falando somente das lutas de dentro da TV.

Um detalhe importante é que o jogo será lançado exclusivamente para PS3 e, agora sim vem algo MUITO importante, será lançado em português brasileiro! Isso pode deixar nossos "amigos" compatriotas do Tio Sam com um pouco de inveja dessa vez já que o game NÃO POSSUI UMA VERSÃO NORTE-AMERICANA(até agora xD), então teremos um jogo totalmente em portugues (q não é o de Portugal) que vai desde legendas ditas pelos personagens até troféus e afins. Isso é algo muito importante e construtivo para a industria dos games aqui no Brasil.

Acredito que o game ira deixar satisfeitos os fãs, que assim como eu,  que pensaram que o jogo "Saint Seiya: chapter sanctuary"(PS2) deveria mostrar um pouco mais da aventura do Santuário em si, e não ficar apenas lutando de casa em casa como vimos anteriormente. Para ser sincero pelo o que EU ( ou seja, minha opnião) senti do game é que tentaram sair dessa ideia de lutar, lutar e lutar e trouxeram uma jogada mais adventure, o que eu acho legal. Porém, é meio esquisito ver Seya e os outros cavaleiros não mais lutando no 1x1, já que não teremos somente Cavaleiros de Ouro como inimigos.


A jogabilidade é bem simples se resume a 3 ações que são golpe forte, golpe fraco e ataque especial. O legal do ataque especial é que com o decorrer do jogo ele "evolui" como é o caso de Shiryu que destrava o Último Dragão, por exemplo. Como disse o próprio Ryo Mito, produtor do CDZ, "A ideia era deixar o jogo o mais acessível possível". Eu acredito que eles conseguiram isso, então não espere ter que se matar bolando sequências de combos para derrotar os Cavaleiros de Ouro, depois que você entende o comportamento de cada um sua vida fica bem mais fácil.

O legal é que o game conta com um sistema de evolução dos personagens, conforme você passa das batalhas e realiza algumas missões você consegue aprimorar algumas habilidades como força, velocidade, cosmo e etc. O  interessante também é que além das habilidades básicas existem habilidades "roubadas" do tipo Cosmo Infinito, Força Aumentada em x vezes e afins, claro que para isso você ira precisar de muito mais experiência.
Fato interessante nessa evolução dos personagens é que, como dito, você ira preicsar passar daquela batalha e/ou missão com o aquele personagem, ou seja, um cavaleiro como Hyoga terá muitos problemas a enfretar Milo de Escorpião ja que ele não teve muito "espaço" para evoluir o que ira deixar o game mais interessante pelo fato de que a IA vai ficando mais difícil conforme você progride.

O sistema de desbloqueio de personagens, já conhecido no PS2, ainda existe e sendo asim você ira poder desfrutar do poder de ser um Cavaleiro de Ouro. Após o termino da campanha principal irão aparecer também camapanhas secundárias que envolvem estórias além dos Cavaleiros de Bronze. É possível também jogar no modo multiplayer (offline) missões e batalhas que você já passou, simplesmente pelo prazer de jogar CDZ com um amigo nada mais. O game conta também com um sistema de ranking online onde jogadores deixam marcados seus melhhores tempos de conclusão da campanha principal, para poder computar o seu tempo nesse ranking é necessário que esteja jogando com o modo Online ativado do contrario seu tempo não será computado.

Junto da idéia de renovar a forma de jogar CDZ vieram os problemas, muitos dos quais poderiam ter sido resolvido antes do lançamento. Problemas com a câmera são frequentes e te deixam meio perdido em meio a confusão da batalha, principalmente no modo multiplayer onde vemos golpes para todos os lados. O problema da câmera vai além de simples visualização (se é que isso é simples), o problema afeta também a eficiência de um golpe especial por exemplo, você acaba atingindo um ou dois inimigos quando poderia acabar com todos usando somente aquele golpe.

A campanha principal é relativamente longa o que seria muito bom se boa parte, se não quase toda ela, não fosse contada durante as batalhas. Como eu havia dito o game será todo em português o que é bom par nós porém é bem complicado lutar contra Cavaleiros de Ouro se prendendo as legendas que aparecem na parte debaixo da tela, já que isso poderia custar um continue que é limitado. O triste é que por causa disso boa parte da estória você acaba não dando atenção ou simplesmente ignora a não ser claro quando é dito algo que é realemtene importânte para sua vitória, como a Marin ajudando Seya a descobrir como derrotar Aldebaran de Touro por exemplo. O problema é quando você só percebe que aquilo era importânte para sua vitória depois de uma derrota, ou de algumas derrotas.

"Saint Seiya: Sanctuary Battle" é um jogo que promete, e cumpre essa promessa se falarmos dos fãs de CDZ, porém por outro lado fãs do já conceituado estilo de game "luta-adventure" da Koei podem, e na verdade acredito que muitos irão, se decpcionar... Sim, é triste dizer isso mas é preciso! Fã e fã e eu sou um desses fã que adoram CDZ então qualquer coisa é muita bem-vinda. Não estou dizendo que o game é ruim, longe disso, porém se você espera uma aventura complexa pensada nos mínimos detalhes de jogabilidade e um sistema de batalha bem elaborado  irá encontrar o oposto porém é uma grande surpresa, para nós fãs, ver um jogo desse nível sobre CDZ sendo lançado para PS3.

Por Thiago Paixão

E ai o que você achou do post? Comente!

Deixe sua opinião:

- Copyright © Comicstaku | Unidos em um só mundo! -