Materializado por: Natália Pavlinscenkyte 05 julho 2012

    Nesse final de semana vai rolar o Festival Tanabata em Ribeirão Preto.

O Tanabata é uma festa tradicional da cultura japonesa baseada em uma lenda chinesa existente há 4.000 anos adaptada pelos japoneses há mais de 1.300 anos.
O Tanabata Matsuri ou Festa das Estrelas e sua lenda têm origens em um festival chinês chamado kikkoden, que chegou ao país no período Heian (794-1185). Comemoração realizada apenas pelos nobres, que se popularizou no período Edo (1603-1867) quando Date Masamune, rei do norte do Japão no início do século XVII promoveu em Sendai, uma festa em homenagem às mulheres e crianças onde elas recebiam o deus da água na sua oficina de tear e passavam a noite tecendo. No dia seguinte, elas presenteavam o deus da água com o tecido já pronto. Estas mulheres eram denominadas tanabatatsume. Tanabata seria abreviatura de tanabatatsume, cuja tradução é tecelã. Desde então, o Tanabata é comemorado todos os anos, mas teve seu recesso durante as guerras. Após o conflito mundial foi importante comemorar a data para que novas esperanças alegrassem o povo japonês. (fonte site: Aliança Cultural Brasil Japão 26/04/2005 - Japão de A a Z).


Novidades do Festival Tanabata - 2012
Nessa 19ª. edição, o evento ganha um segundo palco, voltado para o público jovem, com o espaço Seinen Kai, que significa espaço jovem e será montado na Praça Alto do São Bento. A idéia é trazer também para o Festival de Ribeirão, o formato Japan Pop, buscando mesclar a cultura tradicional e a cultura Pop japonesa. A cultura Pop japonesa, cada dia mais se fortalece e é praticada no mundo todo e agora, vem só somar e enriquecer ainda mais o Tanabata de Ribeirão Preto.  

Além do Seinen Kai,  serão realizadas Oficinas de furoshiki, kirigami, mangá, origami, concurso de cosplay, artes marciais, torneio de card games, taiko, culinária japonesa e muito mais.


Mais informações em: Site - Facebook

Comentários
1 Comentários

{ 1 comentários... read them below or add one }

  1. Elisabete R. Hamasaki6 de julho de 2012 às 09:17

    Espero que seja um grande sucesso! Se eu estivesse ai no Brasil com certeza iria. Aqui a festa do Tanabata será no final de semana do dia 15.

    ResponderExcluir

- Copyright © Comicstaku | Unidos em um só mundo! -